Administrações regionais são criticadas por não executarem emendas parlamentares

Publicado em: 22/06/2022

Vários deputados foram à tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta terça-feira (21) para reclamar da dificuldade na execução de emendas parlamentares nas administrações regionais do Distrito Federal. O deputado Agaciel Maia (PL) lamentou o que considera uma característica negativa da cultura política local.

“Às vezes um administrador indicado por um deputado boicota as emendas parlamentares de outros deputados. Precisamos mudar essa cultura no Distrito Federal, pois fomos eleitos para trazer melhorias para a população”, reclamou.

Agaciel contou que apresentou uma emenda parlamentar ao orçamento para a construção de uma ponte na região rural de Ponte Alta, mas não conseguiu a execução. “É uma ponte importante para o transporte escolar naquela região onde moram 30 mil pessoas”, explicou.

Para o distrital, a solução seria alterar a Lei Orgânica do Distrito Federal para incluir um dispositivo que obrigasse o governo a executar as emendas parlamentares. “Precisamos garantir que as emendas para obras de infraestrutura sejam executadas”, defendeu o deputado.

O deputado Jorge Vianna (PSD) relatou dificuldade para execução de suas emendas em São Sebastião. “Coloquei uma emenda de R$ 60 mil para reformar a sala do Conselho de Saúde de São Sebastião e até agora não executaram”, contou.

​​​​​​​Para Martins Machado (Republicanos) é preciso cultivar o diálogo político com os administradores regionais.

“Consegui executar emendas em São Sebastião depois de muito diálogo com o administrador. Às vezes é preciso abrir mão da divulgação da autoria em nome do benefício para a população. Mas quando se esgota a comunicação política, é complicado”, afirmou.

Eder Wen – Agência CLDF