Câmara em Pauta CLDF aprova prorrogação de mandato de gestores escolares até dezembro de 2022
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

CLDF aprova prorrogação de mandato de gestores escolares até dezembro de 2022

Pressionado pelo Legislativo local, o governador Ibaneis Rocha finalmente encaminhou, no final dessa terça-feira (5), o projeto de lei que prorroga o mandato dos gestores escolares (diretores, vice-diretores e conselheiros) em um ano; ou seja, até dezembro de 2022. O PL nº 2.275/21 – lido na sessão desta quarta-feira (6) e aprovado, em dois turnos e redação final, nesta mesma tarde – altera a lei que trata da gestão democrática no ensino público do Distrito Federal, de forma a permitir a extensão dos mandatos em virtude da pandemia de Covid-19. O texto segue à sanção do governador.

Antes de a votação ser iniciada, deputados da oposição e da base frisaram a importância da matéria e destacaram o processo de articulação junto ao governo. “Trabalhamos muito para que essa medida acontecesse, é um mérito de todos juntos”, ressaltou a deputada Arlete Sampaio (PT), relatora do projeto na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). Já o líder do governo na Casa, Hermeto (MDB), defendeu: “O governador escuta as pessoas e teve a sensibilidade de prorrogar por mais um ano”.

Vários distritais insistiram, no entanto, que o PL aprovado é “paliativo”, como o fez o deputado Leandro Grass (Rede): “O projeto não supera o debate sobre a possibilidade de reeleição, mas damos um pouco de fôlego para os que estão à frente das escolas”. Na mesma linha, o deputado Jorge Vianna (Podemos) argumentou: “A gestão democrática tem de fazer jus ao nome, tem de ser feita a vontade da comunidade escolar. É preciso exorcizar o fantasma da reeleição”. Arlete Sampaio cobrou, por fim, a revisão da Lei de Gestão Democrática, em cumprimento ao Plano Distrital de Educação.

 

Denise Caputo 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03