O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, afirmou nesta 3ª feira (17.ago.2021) que o cancelamento do tradicional desfile pela comemoração ao Dia da Independência, em 7 de setembro, foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro. O ministro participa de audiência pública na Câmara dos Deputados.
Em 2 de agosto, a pasta enviou um comunicado aos comandos das 3 Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) com a informação de que não haverá desfile de tropas e carros em 7 de setembro.
“Eu até pedi a eles para me passarem a orientação de 7 de setembro. A determinação, inclusive, foi do próprio presidente da República. A celebração militar do 7 de setembro terá restrições. Não haverá desfiles. Isso foi passado exatamente em virtude da pandemia“, disse o ministro.
De acordo com ele, no entanto, cada localidade poderá decidir se deve realizar exposições e demonstrações, como apresentação de bandas e materiais. “Mas os desfiles não estão previstos”, reiterou.
As Forças planejam outras atividades, menos expressivas que a parada militar do Dia da Independência. Ainda não há definição sobre o que será apresentado pelas tropas.
O comando estuda um hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada. Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro participou de solenidade reservada em homenagem à data em frente à residência oficial da Presidência.
Também por causa da pandemia, não houve desfile. No ano passado, cerca de 1.000 apoiadores se aglomeraram no local. Houve hasteamento simbólico da bandeira e uma apresentação de manobras do grupo de pilotos de acrobacia da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça.
Poder 360