Câmara em Pauta Brasília ganha Praça Marielle Franco nos mil dias de sua morte

Brasília ganha Praça Marielle Franco nos mil dias de sua morte

A área em frente à estação do metrô na Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul (Zona Central de Brasília), receberá o nome de Praça Marielle Franco. A decisão foi tomada pela Câmara Legislativa, nesta terça-feira (8), com a derrubada do veto do governador ao projeto de lei no 167/2019, que havia sido aprovado pelos distritais em novembro do ano passado. A homenagem se revestiu-se de simbolismo porque nesta data faz mil dias da morte da ex-vereadora carioca, sem que o assassinato tenha sido solucionado, conforme destacou o autor da proposição, deputado Fábio Felix (Psol), durante a sessão remota da CLDF na qual o veto foi apreciado.

Com a rejeição do veto, a própria Câmara Legislativa promulgará a lei que denomina o logradouro com o nome de Marielle Franco, que já foi dado a mais de 150 lugares (além de praças, bibliotecas, jardins, edifícios públicos, ruas e avenidas) em cidades de várias partes do mundo. “Hoje, conquistamos uma grande vitória para todos que militam em prol dos direitos humanos, na mesma data em que cobramos o desfecho dos assassinatos de Marielle e Anderson Gomes”, declarou Felix, lembrando também o motorista assassinado junto com a ativista.

Ele agradeceu ainda a sua colega deputada Arlete Sampaio (PT) pelo empenho na mobilização que resultou na derrubada do veto. O projeto da Praça Marielle Franco foi validado pela população do Distrito Federal em duas audiências públicas realizadas pela CLDF durante a tramitação do projeto lei.

Marco Túlio Alencar