Câmara em Pauta Distritais questionam tom do governador em entrevista

Distritais questionam tom do governador em entrevista

Alguns deputados distritais criticaram na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal, desta quarta-feira (4), o tom adotado pelo governador Ibaneis Rocha em entrevista concedida a uma emissora de TV local. Para eles, o governador reagiu de forma agressiva ao ser questionado por problemas apresentados por moradores em áreas como saúde, segurança e infraestrutura. O deputado Leandro Grass (Rede) classificou as reações do governador às perguntas dos jornalistas como agressiva. O parlamentar cobrou serenidade e acolhimento do governador quando as pessoas ou os jornalistas apresentam as demandas da população.

Já o deputado Chico Vigilante (PT) chamou a atenção para uma declaração do governador que poderia ser considerada como prevaricação. Segundo ele, o governador afirmou que tem conhecimento de corrupção na saúde, mas não tomou providências como solicitar a abertura de investigações ou denunciar ao Ministério Público. “Se o governador não fez nada disso, prevaricou. Não dá para ficar colocando a responsabilidade nos outros. Tenho o maior respeito pelo governador, mas ele precisa assumir suas responsabilidades”, ponderou Vigilante. O deputado também criticou possível adoção de escola de módulos metálicos, “modelo que não deu certo no DF”. Para ele, o governador poderá entrar para a história como o homem que restabeleceu as “escolas de lata” no DF.

O deputado Fábio Felix (Psol) também repercutiu entrevista do governador e disse que ficou perplexo com algumas falas de Ibaneis Rocha. Felix condenou o tom adotado com os jornalistas. “Um gestor, um governante precisa abrir um canal de diálogo com a sociedade e com a imprensa. O governador não pode ficar apontando culpados da forma como fez nesta entrevista, sem assumir as responsabilidades do governo”, analisou Felix, acrescentando que o “mundo pintado naquela entrevista não corresponde à realidade”.

Sobre a promessa feita pelo governador de construção de 400 escolas até o final do ano e de uma UPA por mês, Fábio Felix sugeriu que a Câmara acompanhe de perto e instale um “escolômetro” para contagem das escolas construídas. “A cidade vive hoje uma crise profunda em diversas áreas. E os problemas não serão resolvidos com arrogância e com discurso, mas com prática e diálogo”, completou.

Enfermagem ­– O deputado Jorge Vianna (Podemos) questionou o GDF sobre os critérios para concessão de ampliação de jornada para os técnicos de enfermagem. Na opinião do deputado, o governo deveria priorizar a ampliação para os profissionais que atuam nos prontos socorros e informar com clareza os critérios adotados para a concessão das 40 horas. Vianna disse que esteve hoje no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e encontrou corredores lotados, falta de medicamentos e de servidores. Segundo ele, o pronto socorro do HRT contava hoje com dois técnicos de enfermagem para atender 60 pacientes. Uma portaria da própria secretaria de saúde, de acordo com o distrital, determina um técnico para cada seis pacientes. Vianna apontou ainda que pacientes e servidores estão reclamando todos os dias da alimentação oferecida, após a troca da empresa fornecedora. “Tem servidor que passa 12 horas trabalhando a noite toda e não recebe café da manhã”, criticou.

Coronavírus – A deputada Arlete Sampaio (PT) elogiou duas mulheres pesquisadoras brasileiras, que conseguiram em tempo recorde sequenciar o genoma do coronavírus. Para ela, o feito demonstra a importância do investimento na ciência e na inovação científica. Segundo a deputada, com o sequenciamento já foi possível descobrir que o vírus detectado no primeiro paciente brasileiro é o mesmo da Itália. Ela alertou que a Itália já chegou a 100 casos de morte pela doença e determinou o fechamento de escolas e faculdades até o dia 15 de março. A distrital manifestou preocupação com o que poderá acontecer no Brasil e no DF, que já convivem com hospitais superlotados. “Se nós tivermos problemas como os verificados em alguns países, teremos muitas dificuldades para enfrentar a situação”, completou.

Já o deputado João Cardoso (Avante) salientou que as autoridades devem se preocupar com o coronavírus, mas sem se descuidar da dengue. O parlamentar relatou que tem promovido campanha de prevenção à dengue em Sobradinho e já se deparou com ruas com mais de oito casos de dengue hemorrágica. Cardoso disse que é necessário que o governo coloque equipes indo de casa em casa fazendo vistorias.

Luís Cláudio Alves