Câmara em Pauta Símbolo da luta pela democracia, Ibaneis veta projeto que cria praça Marielle em Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) vetou o projeto de lei, aprovado pela Câmara Legislativa, que cria a Praça Marielle Franco no Setor Comercial Sul. A proposta teve a autoria do deputado distrital Fábio Félix (PSol), do partido da vereadora assassinada no Rio de Janeiro.

Na justificativa, Ibaneis apontou que Marielle não prestou serviços à população do Distrito Federal e há uma tradição de se homenagear com a denominação de logradouros públicos apenas pessoas com vínculos diretos com a cidade.

Félix considerou a medida um “gesto autoritário” de Ibaneis. Segundo o distrital, diversas personalidades de outras unidades da federação receberam homenagens como a proposta para Marielle: Praça Alziro Zarur (Lei nº 718/1994); Praça Zumbi dos Palmares (Lei nº 958/1995); Praça cantor Leandro (Lei nº 2.061/1998), que morreu no mesmo ano da aprovação da Lei pela Câmara Legislativa; e Praça Roberto Marinho (Lei nº 3.530/2005).

Félix afirma: “Marielle se tornou símbolo do martírio das mulheres negras e pobres que ousam ocupar a política. Foi vítima de uma execução política que fragiliza nossa tão recente democracia. Seu nome está à altura de qualquer espaço de Brasília, como está à altura de centenas de lugares do mundo“.

Correio Braziliense