Comissão aprova audiência pública para debater criação da Praça Marielle Franco

Publicado em: 12/03/2019

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar aprovou, na manhã desta terça-feira (12), a realização de audiência pública para debater a proposta (PL nº 167/2019) de denominar o espaço que fica em frente à estação do metrô Galeria dos Estados de “Praça Marielle Franco”.

A audiência acontece no próximo dia 1º às 10h na sala das comissões. Em 14 de março do ano passado, a vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) foi assassinada a tiros no Estácio, região central do Rio de Janeiro.

Segundo o autor da proposta, deputado Fábio Felix (PSOL), o “brutal” assassinato de Marielle levou milhares de pessoas às ruas para “chorar por sua morte e reivindicar justiça”. Ele acrescentou que a vereadora era reconhecida internacionalmente pela “trajetória irretocável em defesa dos direitos humanos e cidadania”, ao citar que, de acordo com o relatório da Global Witness de 2018, a América Latina é a região que registra mais assassinatos de defensores de direitos humanos no mundo.

A maior parte das vítimas está entre defensores do meio ambiente e do direito à terra, ativistas dos direitos das mulheres, negros e grupos LGBT ou aqueles envolvidos no combate à exploração sexual. Por essas circunstâncias, é preciso “manter viva a memória e o legado de luta deixado por Marielle”, defendeu Felix.

Franci Moraes