Jornal A Tarde suspende 60 jornalistas porque os profissionais reivindicam pagamento de salário

Publicado em: 01/03/2018

O jornal A Tarde suspendeu na quarta-feira (28) 60 jornalistas, porque os profissionais paralisaram as atividades devido ao não pagamento do salário de janeiro, 13º, salários de 2016 e 2017, 32 meses de FGTS e quatro meses de tíquete refeição.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), há quase três anos os atrasos salariais se repetem, assim como diversos episódios de assédio com a demissão de inúmeros profissionais sem que estes recebessem as verbas homologatórias e fossem obrigados a recorrer à Justiça para tentar receber os valores.

Ainda segundo o sindicato, duas ações civis públicas pleiteando indenizações já foram ganhas em primeira instância. O Sinjorba garante que vai comunicar a situação dos jornalistas de A Tarde e do Massa ao Juízo de Conciliação de Segunda Instância que administra o setor de acordo global, do qual A Tarde é signatário para pagamento de processos trabalhistas no do Tribunal Regional do Trabalho, para que sejam adotadas às medidas cabíveis.

Nota do Sindicato dos Jornalistas da Bahia

O centenário Jornal A Tarde determinou hoje a suspensão de 60 jornalistas que não receberam salários de janeiro, 13o. salários de 2016 e 2017, 32 meses de FGTS e quatro meses de tíquete refeição. Os profissionais paralisaram as atividades aguardando a resposta da empresa sobre o salário. Há quase três anos os atrasos salariais se repetem, assim como diversos episódios de assédio com a demissão de inúmeros colegas sem que estes recebessem as verbas homologatórias e fossem obrigados a recorrer à Justiça para tentar receber os valores. O Sindicato dos Jornalistas da Bahia entrou com ações civis públicas pleiteando indenizações e ganhou as duas ações em primeira instância. Diante do atual quadro, o Sinjorba vai comunicar a situação vexatória dos jornalistas de A Tarde e do Massa ao Juízo de Conciliação de Segunda Instância que administra o setor de acordo global do qual A Tarde é signatário para pagamento de processos trabalhistas no do Tribunal Regional do Trabalho para que sejam adotadas às medidas cabíveis.

Salvador, 28/02/2018.

Marjorie da Silva Moura