Compartilhar
Tweetar

Português é candidato a presidente do Eurogrupo

Publicado em: 30/11/2017

De Lisboa

O ministro português das Finanças, Mário Centeno é oficialmente candidato à presidência do Eurogrupo, a carta seguiu para Bruxelas nesta quinta-feira, antes das 11 horas (de Lisboa), e é considerado pela mídia internacional como possível vencedor.

Segundo o “Financial Times”, à margem da cimeira UE-África que decorre em Abidjan, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, reuniram-se, na quarta-feira, com os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Itália, Paolo Gentiloni. No tema da reunião, decidir sobre quem deveria avançar entre as indicações destes dois países, se Centeno ou o ministro italiano Pier Carlo Padoan, tendo a escolha recaído no ministro português, que passa a ser o candidato do grupo dos Socialistas Europeus.

O Eurogrupo é um orgão informal da União Europeia que reúne os ministros da Economia e das Finanças da Zona Euro. Criado em 1997, pelo Conselho Europeu junto aos 19 países que aderiram a moeda única, o Euro, para que possuam a mesma política monetaria, gerida pelo Banco Central Europeu. Cabe ao presidente deste órgão informal a elaboração do programa de trabalho a longo prazo e representar internacionalmente a instituição.

Centeno foi citado como sendo o “Cristiano Ronaldo” dos ministros das finanças europeus.

Fonte: RTP

 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03