Votação no Congresso vai fechar shoppings de Brasília no domingo

Publicado em: 13/04/2016

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal e a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) estão recomendando que os centros de compras da capital da República não abram no próximo domingo ( 17), quando a Câmara dos Deputados votará, a partir das 14 horas, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Uma das intenções, segundo as entidades, é evitar que possíveis distúrbios entre simpatizantes e contrários ao impeachment se reflitam no comércio que, aos domingos nos shoppings, funciona das 14h às 20h.

“Temos o dever de zelar pela integridade física dos lojistas, comerciários e consumidores. Como em todo o país as vendas em lojas de shoppings têm caído pelo menos 50% aos domingos, é prudente o fechamento das lojas”, observa o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.

CRISE

Um outro objetivo é protestar por causa do fraco desempenho da economia nos últimos meses. A Abrasce começou a enviar hoje e-mails para os seus associados sugerindo ponto facultativo no próximo domingo.

A ideia é passar um recado de insatisfação com a crise política, que tem afetado o desempenho econômico do país. “Resolvemos sacrificar o domingo, um dia sagrado para o varejo, porque resolver esse imbróglio político, com ou sem a saída da presidente, é essencial para que esse cenário se inverta”, avalia o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

O setor de shoppings centers acusou aumento de 6,5% nas vendas em 2015, segundo dados da entidade. Porém, descontada a inflação, o desempenho real aponta uma queda de 4,3%.

Com informações da assessoria de comunicação do Sindivarejista e CB