Compartilhar
Tweetar

Bancos que não têm caixas eletrônicos para cegos serão multados pelo GDF

Publicado em: 18/06/2015

O governo do Distrito Federal publicou nesta quarta-feira (17) um decreto que regulamenta a aplicação de multas a agências bancárias que não instalarem e mantiverem caixas eletrônicos adaptados para deficientes visuais. O texto prevê a imposição de advertência e a aplicação de multa diária de R$ 50 para reincidentes que descumprirem a lei no prazo de cinco anos.

Os caixas devem conter sinalizações táteis e entrada de áudio para pessoas cegas ou com baixa visão. Instituições bancárias que forem advertidas vão receber uma notificação e terão dez dias para apresentar defesa. As multadas terão o mesmo prazo para recorrer.

O Procon é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da medida. Segundo o Executivo, os valores das multas serão recolhidos ao Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor, destinado à realização de ações em prol dos consumidores.

Denúncias sobre o descumprimento da lei podem ser feitas pelo telefone 151, nos postos de atendimento do Procon e pelo aplicativo para smartphones Procon-DF, disponível para aparelhos com sistema operacional Android.


 

Com informações do G1

 

 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03