De acordo com o GDF, as recentes manifestações têm motivação eleitoral. Para o governo, em ano de eleição, o descontentamento da categoria tornou-se um convite a parlamentares governistas e de oposição.
Mesmo após acordo ajustado com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, na última terça-feira (18), policiais militares e bombeiros seguem em protesto. Nesta quinta-feira (20), cerca de 2 mil militares marcharam da Câmara Legislativa do DF até a Esplanada dos Ministérios.
A conotação política se dá pela participação de parlamentares, na mobilização dos praças ontem (20). A manifestação reuniu deputados governistas e de oposição no auditório da Câmara Legislativa e em seguida nas ruas de Brasília.
A manifestação foi em rejeição ao acordo firmado com na semana passada. As mudanças trazem melhorias em benefícios como auxílios moradia e alimentação e no rendimento dos policiais. Os parlamentares governistas e oposicionistas, que participaram da passeata são: Aylton Gomes (PR), Olair Francisco (PTdoB), Celina Leão (PDT), Eliana Pedrosa (PPS), Liliane Roriz (PRTB) e Cabo Patrício (PT).