Segundo informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), há 358 equipamentos de radar eletrônico, conhecidos como “pardais”, desligados. Os contratos que garantem o funcionamento dos radares nas ruas do DF estão vencidos. Um, expirou o prazo em 30 de dezembro do ano passado e outro em 4 de janeiro deste ano. O resultado é que, com os pardais sem funcionar, motoristas infratores não estão sendo multados.
O Detran-DF informou ainda que só ficou sabendo da situação uma semana antes do ano novo. Até resolver o problema, o órgão garante que a fiscalização e o patrulhamento serão reforçados nas ruas.
O não funcionamento dos radares, no entanto, não exime os motoristas de estar em alerta, afinal além da prudência e do que rege o Código Nacional de Trânsito, os radares eletrônicos das vias sob a responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) estão funcionando normalmente e, enquanto o Detran não normaliza a situação, radares móveis farão a fiscalização do trânsito.