O governo do Distrito Federal anunciou que desativou, nesta quinta (19), os módulos 6 e 9 da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje, em Brasília, na segunda etapa de desativação de módulos, para o projeto de desativação completa da unidade de internação de adolescentes infratores.
Os adolescentes que estavam nos módulos foram transferidos para a Unidade de Saída Sistemática (Uniss), no Recanto das Emas. Em novembro, o módulo 8, o mais antigo na unidade, foi demolido e 14 internos foram transferidos para as unidades do Recanto das Emas e Planaltina. Em outubro, 60 adolescentes que cumprem medida de internação provisória foram transferidos para a nova ala no Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesami), em São Sebastião.
Segundo a secretária da Criança, Rejane Pitanga, três novas unidades de internação em Brazlândia, São Sebastião e Santa Maria estão em fase de conclusão e com as transferências já realizadas, sem a programada para esta quinta, o antigo Caje conta com cerca de 200 adolescentes. Rejane disse que até 470 jovens chegaram a ocupar um espaço onde cabem 160 pessoas.
Desativação – Em março de 2011, a Justiça do DF determinou que centro deveria ser desativado. À época, o promotor da infância e da juventude do Ministério Público, Anderson Oliveira, disse que o centro tinha três problemas crônicos: falta de estrutura adequada, superlotação e falta de monitores capacitados para lidar com os internos.
Após o GDF alegar que não teria como cumprir a decisão, o prazo de funcionamento do centro foi prorrogado para outubro de 2011, data novamente não cumprida. Em 2012, o governo do DF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram um termo de compromisso que previa a desativação total do centro.
As informações são da Agência Brasília e do G1.