Exposição da “Recomeçar” marca abertura do Outubro Rosa

Publicado em: 30/09/2013

 Uma exposição com fotos de mulheres mastectomizadas irá marcar a abertura das atividades do Outubro Rosa,  mês de combate ao câncer de mama. A exposição retrata a beleza das mulheres após a doença e alerta sobre a importância do auto exame na prevenção ao câncer de mama. "Queremos diminuir o tabu em torno do câncer de mama e assim salvar muitas vidas através do diagnóstico precoce", diz Joana Jeker, organizadora da exposição e fundadora do Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. 

A abertura da exposição "Recomeço" será amanhã (01), às 17h, no Congresso Nacional, em seguida diversos monumentos de Brasília serão iluminados com luzes rosa, cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. O evento também contará com a apresentação do Coral das Casas e do Grupo Batalá.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Durante todo o mês serão promovidas  ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. A principal finalidade é despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce  desse tipo de câncer, aumentando a expectativa de cura, diz Joana.

Dados do  Instituto Nacional de Câncer (INCA) dizem que o câncer de mama no Brasil é o mais comum entre as mulheres. Joana explica que essa elevada incidência é uma das razões para que as campanhas pela conscientização ao câncer de mama estejam cada vez mais intensas, principalmente porque há uma grande preocupação com os impactos psicológicos que acarretam para a saúde da mulher. O Recomeçar em parceria com as secretarias da Mulher, Saúde, Esporte, Transportes e Cultura,  irá promover uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

 

Cronograma de ações

·         1º de outubro – 17h – Abertura do Outubro Rosa no Congresso Nacional com inauguração da exposição “Recomeço", em seguida será inaugurada a iluminação dos monumentos de Brasília. Também haverá apresentação do Coral das Casas e do Grupo Batalá.

·         01 a 04 de outubro – A exposição “Recomeço” ficará aberta para visitação na Galeria do Senado Federal;

·         07 ou 11 de outubro – Atividades artísticas promovidas pela secretaria de Cultura (shows, espetáculos teatrais, oficinas etc.) na Rodoviária de Brasília,  Carreta da Mulher realizando exames clínicos e mamografias e exibição dos totens da exposição Recomeço;

·         18 a 27 de outubro – Visitação à exposição “Recomeço” no Museu Nacional da República;

·         29 de outubro – Corrida Rosa promovida pela Secretaria de Esporte do DF no Eixão.  

·         30 de outubro – Desfile de encerramento ao mês alusivo ao câncer de mama, na Rodoviária de Brasília. As modelos da exposição Recomeço participarão do desfile Vitoriosas.

 

Locais previstos para iluminação

Cidades DF: (RA) Regiões Administrativas

Locais estratégicos:

RA I Brasília

Fonte de águas e Torre de TV/Biblioteca Nacional/Congresso Nacional/Monumento JK/Palácio Buriti e anexo/Catedral

RA II Gama

Estádio Bezerrão

RA III Taguatinga

Relógio da Praça do Relógio

RA IV Brazlândia

Templo do Santuário Menino Jesus de Praga

RA VI Planaltina

Hospital Regional de Planaltina

RA VII Paranoá

Praça Central

RA IX Ceilândia

Caixa d’água (centro de Ceilândia)

RA XII Samambaia

Vila Olímpica Rei Pelé/ Biblioteca Pública

RA XV Recanto das Emas

Emas da entrada do Recanto

RA XVI Lago Sul

Ponte JK / Ermida Dom Bosco

RA XVII Riacho Fundo I

Praça Central

RA XIX Candangolândia

Praça Central/Biblioteca Pública

RA XXI Riacho Fundo II

Quadras poliesportivas

RA XXIII Varjão

Parque Ecológico e Vivencial Varjão

RA XXV SCIA

Entrada da Estrutural

Artigos relacionados