Audiência Pública discute políticas para juventude

Publicado em: 02/08/2013

As políticas de Estado para a juventude do Distrito Federal foram debatidas na manhã desta quinta-feira (1º), durante audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa. A presidente da comissão, deputada Celina Leão (PSD), destacou a importância das políticas voltadas aos jovens: "A juventude brasileira mostrou para todo mundo a sua força e vontade de transformar o País nas recentes manifestações". E completou: "Fico feliz de saber que hoje temos um Conselho de Juventude do DF, criado por lei aqui na Câmara. É uma ação efetiva desta Casa para cuidar dos nossos jovens".

Participaram do debate o coordenador geral da Coordenadoria de Juventude, Carlos Odas, o presidente do Conselho de Juventude, Walder Rodrigo, o conselheiro tutelar de Sobradinho, Antonio César  dos Santos Ramos, conselheiros de juventude e representantes de entidades civis e religiosas do DF.

Os shows  foram alvo de críticas da juventude, que destacou o anseio por educação de qualidade, programas que possam conduzir os jovens ao mercado de trabalho e  ampliem a oportunidade de estágios, e que fomentem a cultura.

As minorias foram lembradas com pedido atenção para religiões afrodescendentes, quilombolas e índios. Também houve pedido de  saúde especializada aos jovens vítimas de violência sexual e doméstica, e ações voltadas ao tratamento de dependentes químicos. Neste sentido vários segmentos, que já desenvolvem atividades com recursos próprios, cobraram atenção do poder público para incrementar o trabalho. “É preciso um olhar especial aos esportes não olímpicos, que hoje não tem qualquer tipo de apoio do governo,   mas que trazem resultados efetivos na prevenção ao uso de drogas, no resgate de jovens dependentes e reduz a violência, além de trazer saúde física e mental” reivindicou  Célio José de Souza.

A  conselheira de juventude, Neice Sales, da cadeira de educação, explicou a situação dos Conselhos, que segundo ela, não dispõe nem de local para que possam se reunir. “Nosso pedido é que o governo tenha a sensibilidade de instrumentalizar os Conselhos com a estrutura física necessária para a realização de suas atividades”, pontuou.

A deputada Celina Leão destacou sua atuação a frente da CAS e sua dedicação na análise dos projetos, sobretudo os voltados a Juventude, que foram exaustivamente discutidos e melhorados por ela e pelos demais membros da comissão. “Vamos buscar meios para que o GDF dê a estrutura necessária ao funcionamento de qualidade dos Conselhos de Juventude”, comprometeu-se.