Resultado de muita luta, foi aprovado, nesta terça-feira (21), o projeto de lei (PL) 725/2012, de autoria do Deputado Wellington Luiz que cria a Escola Bilíngue. Surdos, pais e professores acompanharam a sessão ordinária, na qual o parlamentar fez gestões para que o projeto fosse aprovado em 1° e 2° Turnos. A estratégia funcionou e, a partir da publicação da lei, a comunidade surda estará bem próxima de ter acesso a todo conhecimento e conteúdo curricular por meio de sua língua natural – a Língua Brasileira de Sinais – Libras e da Língua Portuguesa escrita.
O deputado Wellington Luiz, ao fazer uso da palavra, agradeceu a seus colegas que tanto contribuíram durante a sessão de hoje, quanto no trâmite do projeto nas comissões, ocasiões em que sempre se mostraram sensíveis no sentido de aprovar PL. "Obrigado pela forma carinhosa com que trataram esta matéria, da qual tenho muito orgulho. a partir de agora, a comunidade surda pode comemorar. ainda há muito o que ser feito, mas esta é mais uma importante vitória".
A luta agora é no sentido de tornar a Escola Bilíngue uma realidade já em 2013, uma vez que há professores e educadores capacitados para a implantação e gestão da Escola Bilíngue para os Surdos – Libras, como primeira língua de instrução, e Português escrito como segunda língua.
Encerrada a sessão, o deputado Wellington Luiz se reuniu com os surdos, pais e professores e disse que graças a eles e suas lideranças foi possível alcançar este resultado. “Esse, sem dúvida, foi um dos projetos mais importantes que apresentei. Devido a sua importância, não encontramos qualquer resistência durante sua tramitação na CLDF. Vamos, agora diante do executivo local, continuar trabalhando com afinco para que esta conquista se torne realidade em breve”, finalizou Wellington Luiz.