GDF convoca 635 servidores na saúde e dá posse a 308 na educação

Publicado em: 17/06/2012

Nesta sexta (15), o Governo do Distrito Federal anunciou a convocação de 635 servidores para a saúde, sendo 128 médicos, para a próxima semana. Além disso, o governador Agnelo Queiroz deu posse a 338 servidores para a Educação e anunciou a convocação de mais 500 professores e 360 assistentes, sendo que os 860 profissionais deverão se apresentar imediatamente.

Saúde – De acordo com a Secretaria de Saúde, os convocados prestarão serviço especialmente nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, que deve ser inaugurada no final do mês.

As categorias nomeadas são médicos de família e comunidade, enfermeiros, técnicos de higiene dental, fisioterapeutas, técnicos administrativos, técnicos em laboratório, nutricionistas, motoristas, administradores, técnicos em radiologia e técnicos em nutrição.

De acordo com o secretário de saúde Rafael Barbosa, haverá o aumento de 71 vagas em UTI até o dia 19 deste mês. Considerando equipamentos e reformas, as novas vagas estão orçadas em aproximadamente R$ 15 milhões. As primeiras unidades a receberem mais leitos foram o Hospital de Samambaia e o Hospital de Base.

Educação – Os 305 professores e 33 técnicos e analistas empossados foram aprovados em concursos realizados em 2009 e 2010 e atuarão em todos os níveis de ensino, especialmente na educação básica. Desde o início da gestão de Agnelo, foram convocados 700 professores, 130 técnicos educacionais e 44 analistas educacionais, em um total de 874 profissionais nomeados para a Educação.

De acordo com Agnelo, o GDF está encaminhando um projeto, em parceria com o governo federal, para a ampliação do número das escolas técnicas no Distrito Federal. “Já temos cinco funcionando e, ao todo, serão 16 escolas técnicas até o final de 2013”, informou durante a posse dos novos servidores.

Além disso, deve acontecer um mutirão de reforma das escolas que estavam em piores condições foi feito em 2011. “Pretendemos recuperar mais 300 escolas para entregar, em 2014, toda a rede recuperada. Só este ano foram 50 mil alunos novos matriculados, isso demonstra o fortalecimento e a credibilidade da rede pública”, disse o governador.

O secretário Denilson Costa afirmou que o GDF apresentou uma inovação para os novos contratados, que antes de irem para as salas de aula, os professores contratados passarão por um curso de formação realizado pela Secretaria de Educação, com orientações pedagógicas, administrativas e informações sobre direitos e deveres. O governo deve convocar profissionais de carreira para ocupar funções nas áreas administrativas.

Artigos relacionados