Por Brunna Guimarães – Enquanto o ministro Gilmar Mendes acusa o ex-presidente Lula de irradiador de boatos para montar um esquema para melar o julgamento do mensalão, o deputado Chico Vigilante, defendeu a honra do presidente Lula durante sessão ordinária no plenário da Câmara Legislativa. Chico manifestou seu apreço ao presidente, a quem definiu como o maior presidente que o Brasil já teve. “Essa tentativa torpe de desqualificar a imagem e o caráter do presidente Lula desmerece todo o supremo”, afirmou Vigilante.
O deputado relatou aos colegas parlamentares que teria falado ontem ao telefone com Lula, trazendo boas novas: “Percebi o quanto ele está disposto a continuar fazendo política no Brasil”, afirmou. O ex-presidente disse ainda que nos próximos dias estará percorrendo o Brasil todo, como gosta de fazer. “A cima de tudo, o Lula não vai entrar em bate-boca”, alertou Chico.
A solidariedade do deputado petista encontra consonância dentro do Partido dos Trabalhadores. Um exemplo claro disso foi a homenagem que a presidente Dilma Roussef fez a Luiz Inácio, na manhã de hoje, durante a entrega do prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Durante a sessão Chico criticou o procurador da República Roberto Gurgel, que levou mais de dois anos para oferecer denúncia da operação Caixa de Pandora, na qual foi investigada e desencadeada com riqueza de fatos pela Polícia Federal, ter em menos de 24 horas apresentado uma denúncia contra o presidente Lula. “Uma denúncia falsa e mentirosa”, classificou o parlamentar. E observou também que não consegue entender como um ministro, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), caso do ministro Gilmar Mendes, se revelou um mentiroso.
Chico Vigilante relembrou que durante os dois mandatos de presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sempre teve muito respeito por todas as instituições. E enfatizou: “O Lula sempre lutou e continua lutando pela Democracia do Brasil”.