Sai Afonso Florence, entra Pepe Vargas no Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Palácio do Planalto anunciou a troca nesta sexta (09). Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Florence deixará a pasta em razão de "projetos pessoais". Vargas já atua nas áreas de agricultura familiar no parlamento. Também se dedica a turismo, direitos dos aposentados e questões previdenciárias e preside a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional.
Em nota, a presidente Dilma Rousseff desejou "boa sorte" a Vargas e se diz certa de que o deputado “exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que tem caracterizado sua vida pública”. A presidente também e agradeceu a Florence e afirmou que, à frente da pasta, conduziu com “dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para promoção da inclusão social”.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário é responsável pela promoção da reforma agrária no governo federal e controla o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável pela maior parte dos recursos da pasta e pela regularização fundiária federal, fazendo a interlocução entre governo e movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e o Movimento de Luta pela Terra (MLT). A pasta também tem a função de regularizar terras de comunidades quilombolas e administrar programas a agricultores familiares.
Leia a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência sobre a mudança no ministério:
"Nota à imprensa
O ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, está deixando o cargo depois de dar importante colaboração ao governo e ao país. Na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social. Assumirá o Ministério o deputado Pepe Vargas.
A presidenta Dilma Rousseff agradece os inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence, que continuará contando com sua estima e total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar. A presidenta deseja boa sorte ao deputado Pepe Vargas, certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública.
Secretaria de Imprensa"
Com informações da Agência Brasil. Foto, Agência Câmara.