Já é Carnaval em Brasília

Publicado em: 17/02/2012

 

 

Mesmo sem ouvir o barulho característico de blocos de carnaval, já dá para perceber que é Carnaval em Brasília. Os plenários do Congresso Nacional ficaram praticamente vazios durante as sessões parlamentares desde a tarde desta quinta (16). Nada mais que cinco parlamentares, dos os 513 estavam no plenário. Há o registro da presença de 76, segundo a Secretaria Geral da Mesa.

Já no Senado na tarde de quinta (16) houve mais presentes que na Câmara. Oito estavam presentes do total de 81 acompanhando a sessão. Por outro lado, como a sessão era não deliberativa, o painel que registra as presenças dos parlamentares estava desligado.

Nos ministérios, alguns marcaram eventos perto da cidade para onde vão, esticando assim a viagem de carnaval. Os ministros Mendes Ribeiro (Agricultura), Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) tiveram essa brilhante ideia e coincidentemente estão cumprindo agenda bem perto de suas casas. Aloizio Mercadante (Educação) entrou de férias nesse período e deve ir para a Colômbia. Eleonora Menicucci (Mulheres) está em Genebra e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), foi representar o governo brasileiro numa cerimônia no Vaticano em Roma.

No Congresso, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) foi um dos que compareceu à sessão. "Eu vim porque fui eleito para isso. O povo paga os deputados para estarem aqui trabalhando e comparecendo às sessões". Mas Garotinho lembrou um detalhe importante: a rotina da Casa nas quintas é deputados irem pela manhã ao trabalho e à tarde voltam para seus estados de origem. Alvaro Dias (PSDB-PR) foi um dos que esteve no Senado e ponderou que o feriado de carnaval é prolongado e isso permite que as viagens sejam programadas com antecedência.

O carnaval deste ano termina na próxima terça-feira (21). Por acordo de líderes, as votações no plenário da Câmara serão retomadas apenas uma semana depois, no dia 28, com análise do projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp). A expectativa no Senado é que as votações de cinco medidas provisórias também só sejam retomadas no dia 28.

Nas escolas – E o samba parece ter chegado também às escolas públicas, já que a Secretaria de Educação do Distrito Federal informou ter recebido 713 atestados médicos de professores em apenas uma semana de aulas sendo que nesta quinta (16) foram 80 licenças médicas. De acordo com a secretaria, 297 atestados são de licença de 15 dias, 140 de um mês e 186 acima de um mês.

Foto, Uol.

Artigos relacionados