O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, deixará o comando da estatal provavelmente na próxima reunião do Conselho de Administração marcada para 13 de fevereiro. Em seu lugar assumirá a atual diretora da área de negócios de gás e energia, Maria das Graças Foster. A troca era um desejo antigo da presidente Dilma Rousseff e que já foi acertado com os dois executivos.
Gabrielli pretendia deixar a Petrobras apenas em 2013, pois pretende concorrer ao governo da Bahia em 2014. Dilma, no entanto, decidiu antecipar esse “desembarque” de Gabrielli do governo, aproveitando a minirreforma ministerial iniciada na última semana. A expectativa é que ele passe por um período de quarentena e assuma um cargo no governo do petista Jaques Wagner. As principais apostas são a secretaria de indústria e comércio ou a secretaria de fazenda.
O Correio apurou que outras mudanças devem ocorrer na Petrobras, como a substituição do diretor financeiro, Almir Barbassa e do diretor de exploração e produção, Guilherme Estrela. Não existem ainda nomes de substitutos.
Fonte e foto: Correio Braziliense