A “guerra virtual” está a todo vapor. Os “hacktivistas” do grupo Anonymous acabam de derrubar o site do FBI. Já estavam fora do ar desde o início da noite de hoje o site do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação da Indústria de Gravação da América e da Warner Music. A ação é em protesto contra a prisão de empresários responsáveis pelo Megaupload sob acusação de pirataria e violação de direitos autorais.
O grupo também protesta contra os dois projetos de lei no Congresso, conhecidos como o Protect Act IP (PIPA), no Senado, e Stop Piracy on-line Act (SOPA), na Câmara, que pretendem censurar a web e impor regulamentos prejudiciais para as empresas de compartilhamento de arquivos. Esta semana, sites como Wikipedia, WordPress.org, Minecraft, Craiglists, e Google também fizeram protestos contra os projetos.
Sopa e Pipa – A Sopa é uma proposta de lei que pretende acabar com a pirataria on-line, mas favorece estúdios de cinema, gravadoras e empresas de mídia em geral. Além disso, pretende eliminar o compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais desativando os sites suspeitos de infringir as normas de distribuição, além de prever prisão para os acusados. Já a Pipa, se aprovada, dará autoridade ao procurador-geral dos EUA para bloquear domínios de internet.
Ambos projetos tramitam no Senado dos Estados Unidos e responsabilizam os sites pelo conteúdo postado por usuários e caso algum conteúdo seja considerado ilegal, a punição pode ir para os donos do site que hospeda o conteúdo. Em novembro passado, a NetCoalition enviou uma carta ao Congresso americano mostrando a preocupação geral em relação à lei e as consequências que traria para a indústria e para a “cibersegurança nacional”.
Casa Branca – A Reuters informou esta semana que a Casa Branca cogita alterar o projeto de lei, depois da repercussão que a medida vem tendo junto à opinião pública e os assessores do Congresso já se preparam para reformular o projeto de lei ou redigir novas medidas, após a possibilidade de veto presidencial. No blog oficial da Casa Branca foi publicada uma mensagem afirmando que a presidência não pode apoiar um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da Internet global.