O deputado Wellington Luiz, que é policial civil, lamentou a tragédia ocorrida no Instituto de Criminalística (IC) da PCDF que teve parte de suas instalações destruídas devido a um incêndio ocorrido na noite do dia 20 de janeiro. O fogo começou por volta das 21h30 e atingiu o setor de protocolo, de serviços administrativos (SAA), os alojamentos masculino e feminino e a copa. Cerca de 20 pessoas trabalhavam no local no momento, mas ninguém se feriu.
Ainda quando estava à frente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), juntamente com diversas as entidades de classe da PCDF, vinham alertando a administração sobre a necessidade de reforma das instalações do instituto, que eram antigas e encontravam-se em situação precária.
Ciente das necessidades do instituto, bem como de outras localidades da PCDF, o deputado, no segundo semestre de 2011, destinou R$ 260 mil em emendas ao orçamento anual de 2012 favorecendo o IC – verba que já está à disposição da Polícia Civil. Além disso, Wellington Luiz também destinou emendas para outros departamentos da PCDF, bem como fez gestões junto a aos demais deputados para que também destinassem verbas tanto para o IC quanto para a Polícia Civil como um todo.
“O Instituto de Criminalística foi vítima não somente de um incêndio, mas de anos de abandono. O momento é de corrigir o erro e proporcionar boas condições de trabalho aos servidores daquele departamento e de atendimento à população. Espero que novas e melhores instalações possam ser construídas o mais breve possível e que este fato sirva de alerta, pois assim como o IC, outros prédios da PCDF também correm risco”, disse o deputado ao reafirmar seu compromisso a categoria.
O presidente do Sinpol Ciro de Freitas compartilha da opinião do deputado e afirma que as instalações dos institutos que compõem o Departamento de Polícia Técnica (DPT) precisam ser melhoradas de forma emergencial. Ele acredita ainda que a solução definitiva passa pela construção de um prédio único, novo, moderno e que integre todos os segmentos da polícia técnica.
Com a mesma preocupação, o deputado Wellington Luiz já vem envidando esforços, desde o ano passado, para obter a desafetação de área, próxima ao Complexo da PCDF, que será destinada à construção de edifício para funcionamento dos institutos que compõem a polícia técnica, a fim de melhor atender os anseios da sociedade de Brasília, bem como permitir condições de trabalho mais favoráveis aos servidores da DF.
Outra importante ação, no âmbito da CLDF, voltada para a categoria diz respeito à destinação R$ 6 milhões, incluídos no Plano Plurianual – PPA, para construção do Complexo Poliesportivo da Polícia Civil. A iniciativa contou com a participação do deputado Wellington Luiz e outros parlamentares.