O governo dos Estados Unidos rechaçou as declarações de Hugo Chavez, especulando sobre os casos de câncer em cinco presidentes sulamericanos, inclusieve ele. O presidente da Venezuela relacionou a doença dos presidentes latinos a uma estratégia norte-americana de “minar” esses representantes. Nesta sexta(30), Departamento de Estado dos EUA qualificou a declaração de “horrenda e censurável”
Na quarta (28) Chávez classificou como “muito estranho” o fato de ele e seus colegas presidentesterem sido diagnosticados com câncer. A doença acometeu a argentina Cristina Kirchner, o paraguaio Fernando Lugo, a brasileira Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao prestar solidariedade a Kirchner, Chávez especulou sobre uma estratégia liderada por norte-americanos para minar os líderes latino-americanos e em seu programa de rádio, lembrou que há provas de que médicos dos Estados Unidos nos anos de 1940 na Guatemala fizeram experiências com os guatemaltecos sobre doenças sexualmente transmissíveis, que provocaram 83 mortes. O caso teve repercussão internacional e o governo dos Estados Unidos se desculpou pelo fato.
Com informações da BBC Brasil. Foto, Daily News.