Depois de toda resistência, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT) não esperou a análise não romântica e objetiva da presidenta e, apresentou ainda neste domingo (04) o seu pedido de exoneração. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do ex-ministro. Em seu lugar, deve ficar o secretário-executivo da pasta, Paulo Roberto Pinto.
Lupi é o sétimo ministro a cair nesse primeiro ano de mandato da Presidenta Dilma Roussef e o sexto, derrubado por denúncias de corrupção.Também deixaram o cargo, antes da reforma ministerial Antonio Palocci da Casa Civil, Alfredo Nascimento dos Transportes, Nelson Jobim da Defesa, Pedro Novais do Turismo, Wagner Rossi da Agricultura e Orlando Silva dos Esportes.
Diante de tantas demissões no Planalto impulsionadas por denúncias na grande imprensa, o Câmara em Pauta quer saber qual o destino do Ministro das Cidades Mário Negromonte (PP), que foi acusado de irregularidades em sua pasta, o Ministério das Cidades. Será que ele fica no cargo ao menos até a reforma, ou será o oitavo a cair na dança dos ministérios?
Confira abaixo a Nota Oficial divulgada por Carlos Lupi
Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República – que também me condenou sumariamente com base neste mesmo noticiário sem me dar direito de defesa — decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável.
Faço isto para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o Trabalhismo não contagie outros setores do Governo.
Foram praticamente cinco anos à frente do Ministério do Trabalho, milhões de empregos gerados, reconhecimento legal das centrais sindicais, qualificação de milhões de trabalhadores e regulamentação do ponto eletrônico para proteger o bom trabalhador e o bom empregador, entre outras realizações.
Saio com a consciência tranquila do dever cumprido, da minha honestidade pessoal e confiante por acreditar que a verdade sempre vence.
Carlos Lupi
Ministro do Trabalho e Emprego
Foto: Marcelo Casal Jr, agência Brasil