Apoiei e trabalhei duro para eleger o educador Cristovam Buarque governador do Distrito Federal e nunca me arrependi disso. Ele que esteve quatro anos no comando do GDF e saiu com as mesmas posses que tinha ao assumir o governo.
Eu pude visitar o professor Cristovam em sua casa, no dia em que deixou a Residência Oficial de Águas Claras e retornou ao seu antigo apartamento, na Asa Norte. Lá, na sala do apartamento simples, presenciei uma cena memorável, digna de ser registrada oficialmente: o ex-governador e a esposa, dona Gladys, arrumando cuidadosamente, um a um, os livros na estante.
Hoje senador, Cristovam Buarque deixou um legado de ética e respeito no período em que foi governador do DF e reitor da Universidade de Brasília. O seu governo foi uma espécie de laboratório onde tiveram origem à maioria dos programas de assistência à população de baixa renda, implantados no governo do presidente Lula.
O professor Cristovam sempre foi um homem honrado. Não é justo que esse político descente, cidadão ético, amante do saber e da educação seja condenado por improbidade administrativa. Por conta disso, por minha iniciativa, realizaremos um almoço de solidariedade a ele na próxima quarta-feira (21-09), às 12h30, no restaurante Feitiço Mineiro, na Asa Norte. Na ocasião, amigos do senador prestarão toda solidariedade e apreço a este amigo de Brasília, ao professor, ao governador, ao humanista, ao cidadão de bem Cristovam Buarque.
Chico Vigilante
Deputado Distrital pelo Partido dos Trabalhadores