Compartilhar
Tweetar

Conselho Tutelar de Planaltina é inaugurado pelo Governador

Publicado em: 08/07/2011

Do Agência Brasília – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário da Criança, Dioclécio Campos Júnior, inauguraram nesta sexta-feira a nova sede do Conselho Tutelar de Planaltina – a primeira definitiva em todo o DF. Se antes os cinco conselheiros da cidade precisavam montar escalas para atender a população em uma única sala, agora farão atendimentos diários por contar com espaço com recepção, área administrativa, copa, arquivo,dois banheiros e cinco salas, uma para cada conselheiro.

“Estamos entregando a primeiraunidade de Conselho Tutelar definitivo do Distrito Federal, já nos padrões exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com todas as condições para receber e atender nossas crianças que tenham algum tipo de risco.É muito importante dar condições de trabalho”, declarou Agnelo Queiroz. O governador afirmou que algumas sedes serão construídas e outras, reformadas,para que o atendimento possa ser feito com qualidade aos jovens e adolescentes, considerados prioridades para o GDF.

De acordo com o secretário da Criança, a inauguração representa um importante marco, por ser a primeira unidade definitiva, qualificada e com equipamentos apropriados. “Esta é asíntese do compromisso do governo com a prioridade da infância e daadolescência na capital da República”, destacou o secretário, que ressaltou oauxílio recebido das secretarias da Mulher e da Justiça e Cidadania na elaboração do projeto dos novos conselhos tutelares de todo o DF.

Segundo o conselheiro tutelarJúlio Cézar Silva, as mudanças contribuirão para que crianças e adolescentes da região estejam mais protegidos. Ele destaca que a nomeação de servidores concursados para atuar na área administrativa dos conselhos também tem ajudado a garantir rapidez e qualidade aos serviços prestados.

Em todo o ano passado, o conselho de Planaltina atendeu 720 novas famílias, sem contar os casos reincidentes. Esse número representa uma média de 100 a 120 famílias atendidas por mês. “A faltade estrutura já vinha desde 2009, nós tínhamos apenas uma única sala com umaescala afixada na porta. Hoje, com a construção deste espaço, os conselheiros passam a assumir o trabalho de forma integral”, comemorou o conselheiro JúlioCézar.

Homenagem – A inauguração do Conselho Tutelar de Planaltina foi também uma homenagem à assistente social Neide Castanha, que faleceu no iníciodo ano passado. Neide sempre foi considerada referência na defesa dos direitos infantojuvenis, sobretudo no que diz respeito ao combate à violência sexual. Em 2008, recebeu o Prêmio Bertha Lutz, conferido anualmente pelo Senado Federal a cinco mulheres que tiveram destaque na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero. Em 2009, ganhou o Prêmio Cláudia, da Editora Abril, na categoria Trabalho Social.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03