Câmara Legislativa concede a Abraham Weintraub o título de ‘persona non grata’ do DF

Publicado em: 13/08/2020

Com justeza e por unanimidade, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira (12) o título de ‘persona non grata’ (pessoa não querida) ao ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.

O documento, de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), cita “notória incompetência na condução das políticas educacionais” e “completa falta de educação e de respeito à democracia e às instituições”.

Vigilante mencionou ainda que Weintraub teria se referido ao DF e habitantes como “porcaria e cancro de corrupção e privilégio”.

Críticas e multa

Além de persona non grata pelo Legislativo brasiliense, Weintraub já foi alvo de críticas também por parte do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Em entrevista em junho, o chefe do Executivo se posicionou contra a gestão do então ministro. “Se ele já não tiver caído, já deveria ter caído há muito tempo. Aliás, ele nunca nem devia ter chegado lá”, disse.

Ainda em junho, Ibaneis pediu providências ao DF Legal, órgão de fiscalização da capital, para que multasse Weintraub por não usar máscara de proteção durante uma manifestação de apoiadores do presidente Bolsonaro. O acessório é obrigatório por decreto na capital. Ainda no cargo, ele foi cobrado em R$ 2 mil pela infração sanitária.

“Não merece consideração desta cidade. Veio para trabalhar aqui, mas é incompetente, ingrato e mal educado. É persona non grata”, escreveu o distrital Chico Vigilante ao se referir ao ex-ministro da “deseducação”.

Com informações do G1