Compartilhar
Tweetar

Para vergonha do Brasil, editorial do ‘The New York Times’ defende jornalista Glenn Greenwald

Publicado em: 22/01/2020

O jornal americano The New York Times, em editorial, defendeu o jornalista Glenn Greenwald e repudiou veementemente a denúncia contra ele feita pelo despudorado Ministério Público Federal (MPF). Para a publicação, atacar o jornalista é uma “perigosa ameaça ao Estado de Direito”.

Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, foi denunciado na terça-feira 21 pelo MPF em Brasília na Operação Spoofing, que investiga a atuação de hackers nas invasões de aplicativos de mensagens de autoridades da República.

A denúncia do governo brasileiro contra o jornalista americano Gleen Greenwald é um caso cada vez mais familiar de atirar no mensageiro e ignorar a mensagem”, escreveu o Times no seu editorial desta terça.

O jornalista foi responsável por revelar o escândalo da chamada Vaza Jato ao publicar uma série de reportagens com os diálogos entregues a ele por um grupo de hackers. As mensagens revelaram diálogos entre procuradores e o ex-juiz Sergio Moro, durante a condução das investigações e julgamentos da Operação Lava Jato.

“Os artigos de Greenwald fizeram o que uma imprensa livre deveria fazer: revelaram uma verdade dolorosa sobre os que estão no poder. Furar a imagem heroica de Moro foi obviamente um choque para os brasileiros e prejudicial para Bolsonaro”, escreveu o New York Times.

Para o jornal, exigir que os defensores da lei sejam “escrupulosos” em sua adesão a ela é “essencial para a democracia”. “Atacar os portadores dessa mensagem é um desserviço sério e uma ameaça perigosa ao Estado de Direito”, concluiu o editorial.

Sem ter sido investigado, Greenwald poderá responder pelos crimes de associação criminosa, interceptação telefônica e invasão de dispositivo informático alheio.

 

Da Veja

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03