Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Sindicato dos Jornalistas do DF repudia fala desrespeitosa de Jair Bolsonaro

Postado por Simone de Moraes

20/12/2019 15:41


Crédito: Reprodução vídeo do UOL


O presidente Jair Bolsonaro atacou de forma desrespeitosa, e mais uma vez, os jornalistas que cobrem o Palácio da Alvorada. Nesta sexta-feira, 20, indagado a respeito da investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o filho Flávio Bolsonaro, senador do Rio de Janeiro, ele disse:

“Você tem uma cara de homossexual terrível. Nem por isso te acusam de homossexual, se bem que não é crime ser homossexual”.

Perguntado sobre a mudança da embaixada brasileira em Israel, Bolsonaro disse:

“Você pretende se casar comigo um dia? Não seja preconceituoso. Você não gosta dos olhos azuis? Isso é homofobia, vou te processar por homofobia”, ironizou.

Em razão das falas grosseiras e preconceituosas do presidente aos profissionais de imprensa que cobrem a presidência da República, o Sindicato dos Jornalistas do DF divulgou nota:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) repudia mais um violento ataque do presidente Jair Bolsonaro a jornalistas. Desta vez, foi na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Poder Executivo.

Completamente descontrolado devido às denúncias que ligam sua família e amigos a atividades criminosas, Bolsonaro fez ataques com teor homofóbico e pessoal aos profissionais de imprensa para tentar desviar do assunto e ganhar aplausos dos apoiadores que dividem o mesmo espaço com jornalistas.

O SJPDF lembra que, ao longo de três décadas de atividade política, o atual presidente desafia impunemente a Constituição Fedral, ao exaltar ditaduras, homenagear torturadores e destilar todo o tipo de preconceito social, racial e de gênero. A postura é totalmente incompatível com o cargo que ele exerce.

Neste primeiro ano de mandato, dirigiu ao menos um ataque à imprensa a cada três dias, de acordo com levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o que destaca o desprezo de Jair Bolsonaro pelo Estado democrático de direito.

Aproveitamos para apelar às redações que reavaliem a estratégia de deslocar repórteres para cobrir a entrada e a saída do Palácio da Alvorada. A estrutura no local é precária e as ameaças de apoiadores do presidente aos profissionais de imprensa são constantes. Não existe segurança para os jornalistas no local.

Este Sindicato continuará denunciando os abusos contra a atividade profissional e oferecendo apoio institucional e jurídico a todos e todas que venham a ser atacados no exercício da profissão.

Brasília, 20 de dezembro de 2019
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF

(Visited 1 times, 1 visits today)