UnB recebe Haddad e Jean Willys em debates da Filosofia

Publicado em: 16/05/2016

O prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, estará nesta segunda-feira (16/5) nas comemorações dos 30 anos do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que se realiza durante toda a semana, também terá a presença dos deputados Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Sibá Machado (PT/AC), que vão falar sobre a experiência da política na situação atual que vive o país.

Neste momento em que privatizações ameaçam conquistas nacionais, Haddad vai debater sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, que marcou a sua gestão como ministro. Com a iniciativa, o orçamento das universidades federais passou de R$ 14,2 bilhões para R$ 23,7 bilhões, entre 2007 e 2011. As vagas nos cursos de graduação presenciais saltaram de 139,9 mil em 2007, para 218,2 mil em 2010, além de terem sido criados 126 novos campus, vinculados a 59 universidades, em 230 municípios brasileiros. Outras iniciativas de Fernando Haddad contribuíram para mudar a tendência das universidades tradicionalmente elitistas e excludentes.

Jean Willys e Sibá Machado vão dividir a mesa em uma roda de conversa com movimentos sociais, como o Movimento Passe Livre, militantes e políticos, na quarta-feira (18), para falar sobre os embates que enfrentam diariamente no Congresso e nas ruas. Eles vão abordar questões sobre violência e sobre cenário político global, além de relatarem fatos sobre a sua atuação parlamentar em momentos de conflitos e de articulações.

ONDE E QUANDO

Fernando Haddad – Memorial Darcy Ribeiro (do lado da Reitoria da UnB), na segunda-feira (16), a partir das 19h.

Jean Willys e Sibá Machado – no mesmo local na quarta-feira (18), a partir das 14h. A programação completa está em: