Fugindo dos manifestantes, OAB protocola novo pedido de impeachment na Câmara

Publicado em: 28/03/2016

O Salão Verde da Câmara dos Deputados foi palco, na tarde de hoje (28), de manifestações de advogados vindos de todo país, contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, com palavras de ordem: “A verdade é dura, a OAB apoiou a Ditadura”.

A mobilização foi motivada pelo pedido de impeachment elaborado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que foi protocolado nesta segunda-feira na Câmara pelo presidente da entidade, Cláudio Lamachia.

Advogados e manifestantes contrários ao pedido entoavam palavras de ordem, como “Não vai ter golpe”. Os favoráveis ao afastamento de Dilma respondiam com “Fora, PT”. Houve tumulto e empurrar-empurra dos dois lados.

O Conselho Federal da OAB decidiu apresentar um novo pedido de impeachment, incluindo a delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O posicionamento da entidade causou reação de inúmeros membros da Ordem e de juristas, que divulgaram um manifesto pedindo à instituição que faça uma ampla e direta consulta a seus filiados sobre a entrega do documento.

O manifesto classifica a proposta da OAB de “erro brutal” e diz que “essa decisão, por sua gravidade e consequências, que lembra o erro cometido pela Ordem em 1964, jamais poderia haver sido tomada sem uma ampla consulta aos advogados brasileiros”.

Na rede social do Twitter a hashtag:  #OABrepete64 ocupa primeiro lugar em todo mundo, até o momento da postagem dessa reportagem.