Responsive Ad Slot

Sete presos em regime de ressocialização vão trabalhar na CLDF

Postado por Luan

16/02/2016 19:44


Crédito: Carlos Gandra/CLDF

Convênio assinado na tarde desta terça-feira (16) entre a Câmara Legislativa do Distrito Federal e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) permitirá a contratação de sete sentenciados do regime aberto e semiaberto para atuar em atividades de jardinagem e serviços gerais na sede do Legislativo. A presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), disse que a ressocialização encherá a Casa de orgulho e destacou a importância da reeducação para melhorar a sociedade. “Para mudar o mundo, precisamos começar mudando o nosso redor mais próximo”, completou.

A presidente da Funap, Francisca Aires de Lima Leite, considerou a assinatura do convênio como um momento histórico para a entidade, que agora fornecerá mão de obra para os três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. Segundo ela, os trabalhadores que serão encaminhados à Câmara estavam há mais de um ano aguardando uma oportunidade.

O secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, também elogiou a celebração do convênio e aproveitou a oportunidade para propor à Casa que promova discussões sobre a reforma do sistema penitenciário. Na opinião do secretário, o tema precisa ser levado ao Congresso Nacional. Ele defendeu ainda uma mudança de mentalidade do encarceramento em massa.

O primeiro secretário da Câmara, deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), ressaltou a importância do Legislativo participar da reinserção na sociedade de pessoas que cometeram erros em algum momento de suas vidas. Para ele, o ideal seria que todos os sentenciados estivessem trabalhando, durante o processo de reeducação.

Exposição – Logo após a assinatura do convênio, foi inaugurada uma exposição de produtos feitos no completo penitenciário com material reciclado. Os produtos estarão expostos para visitação até quinta-feira (18), na Galeria Espelho D’água, que fica na área de acesso ao Plenário da Câmara.

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio os deputados Agaciel Maia (PTC), Wellington Luiz (PMDB), Telma Rufino (sem partido) e Chico Leite (Rede). Eles assinaram o convênio como testemunhas. O convênio tem vigência de 12 meses e prevê a contratação de três jardineiros e quatro carregadores para a prestação de serviços à Câmara.

Luís Cláudio Alves – CCS