Luzia de Paula se defende das acusações sobre emendas para grupos culturais

Publicado em: 17/02/2016

A deputada Luzia de Paula (Rede) recebeu a solidariedade de colegas de todos os partidos, em plenário, na sessão ordinária desta quarta-feira (16). As manifestações aconteceram logo após o emocionado e detalhado discurso no qual a distrital defendeu-se de acusações veiculadas na imprensa local sobre emendas com recursos públicos para grupos culturais locais, como de Ceilândia e Brazlândia. Nas galerias da Câmara, integrantes de vários grupos folclóricos e musicais também se manifestaram em apoio ao trabalho da distrital na promoção da cultura local.

Em seu longo pronunciamento, marcado por muita emoção, Luzia de Paula ressaltou a legalidade da aplicação das emendas que apresentou para financiar a apresentação de grupos artísticos populares. “Investi e vou continuar apoiando a cultura do nosso povo, que tem história e merece ser respeitada”, enfatizou a distrital, que negou influência na indicação de eventos a serem apoiados pelas emendas.

“A execução e acompanhamento são feitos pelo governo”, explicou, rechaçando também que o total de suas emendas não foi aquele divulgado por levantamento feito por um colega distrital. “Em vez de mais R$ 6 milhões, foram R$ 4,8 milhões” – esclareceu. Ela lembrou ainda que os valores de cachês, contestados em reportagem, são determinados pelo Siscult – DF (Sistema de Cadastro Geral para Contratação Artística, da Secretaria de Cultura) e não têm qualquer ingerência dos deputados.

A distrital também reclamou das acusações de favorecimento à creche que fundou em Ceilândia. “Os recursos recebidos para oferecermos cinco refeições diárias às cerca de 600 crianças são iguais aos valores praticados em outras instituições sem fins lucrativos”. Luzia acrescentou que “é preciso acabar com essa hipocrisia essa onda de denúncias”, criticou, citando que até a construção de uma calçada defronte à creche que administra foi alvo de críticas.

Apoio – A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, fez um manifesto pessoal de desagravo à imagem da deputada Luzia de Paula, seguida de vários outros colegas. “A senhora não precisava estar aí dando explicações pois todos nós conhecemos a grandeza do seu trabalho em favor da cultura e de crianças abandonadas”, afirmou. O líder do PT, Wasny de Roure, também afirmou que tem total confiança na correção das ações desenvolvidas pela distrital, “há muitos anos, muito antes de ser deputada”.

O deputado Cláudio Abrantes, colega de partido de Luzia de Paula, contextualizou os ataques à Luzia de Paula como “preconceito” aos investimentos na área da cultura, “que ocorrem há muito tempo”. Raimundo Ribeiro (PSDB) lembrou que certa parte da imprensa também condena investimentos no carnaval, “uma de nossas mais importantes manifestações populares”. Já o deputado Robério Negreiros (PMDB) enfatizou que as denúncias contra a deputada deveriam ser rechaçadas por todos os distritais: “Aqui não tem petróleo não”.

Zildenor Ferreira Dourado – CCS