Apesar da crise, deputados distritais passeiam às custas do dinheiro do contribuinte

Publicado em: 14/07/2015

O Distrito Federal amarga uma crise financeira nunca vista em toda sua história. Enquanto o governador Rodrigo Rollemberg chora suas pitangas, a Câmara Legislativa com orçamento próprio e milionário esbanja gordura nas suas contas. Assim os distritais Sandra Faraj (SD), Rodrigo Delmasso (PTN) e Julio César (PRB), não deixam barato e vão fazer um passeio de sete dias para os Estados Unidos e Canadá, com tudo pago, desde das passagens até os gastos do dia a dia.

A viagem será no início do segundo semestre, quando Julio César, líder do governo na Câmara Legislativa, terá a árdua missão de convencer os colegas sobre a realidade econômica do GDF e a necessidade de aprovar medidas impopulares que visam aumentar a arrecadação do governo. Os três parlamentares partem em 1º de agosto para Seattle, nos EUA, onde ficam quatro dias para participar da Conferência Legislativa Nacional. Dia 5, vão para Vancouver, no Canadá, fazer duas visitas: ao parlamento e ao consulado brasileiro naquele país.

Em maio, Robério Negreiros (PMDB), dono de empresas de segurança e um dos distritais mais rico da Casa, passou uma semana na Europa. A publicação do Diário da Câmara Legislativa que oficializou o pagamento de passagem e diária ao parlamentar explica o motivo da viagem: “Visita técnica para conhecimento de tecnologia na área de segurança pública, bem como intercâmbio de experiência na área de desenvolvimento econômico e social”. Ele passou por Sófia, na Bulgária, e por Roma, na Itália.

Negreiros diz ser totalmente favorável a “viagens institucionais” e defende que economizar em deslocamento nem sempre é o melhor caminho. “O governo vive uma crise financeira. Mas, se deixar de viajar, como vai fazer, por exemplo, para buscar empréstimos com bancos internacionais?, argumenta. Ele afirma que a visita foi vantajosa para o bem público e conta que conheceu práticas inovadoras. “Eu viajei como presidente da Comissão de Segurança Pública e, além de ter entregado um relatório das atividades à Câmara, apresentei para integrantes do Executivo as experiências que podem ser implementadas aqui”, diz.

Explicações

Ricardo Vale (PT) foi outro que saiu do Brasil às custas do contribuinte neste ano. O distrital foi a Cuba a convite da embaixada daquele país, que, segundo ele, “aproveita essas comemorações, como Dia do Trabalhador, para estreitar relações com parlamentares de outros países”. Vale defende o fato de a Câmara ter arcado com as despesas. “Eu fiz questão que a viagem fosse paga pela Casa. A embaixada convidou um parlamentar do DF e não o indivíduo Ricardo Vale” justifica.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense