Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Câmara aprova projeto que alerta para a proibição de venda casada em bancos

Postado por Simone de Moraes

2/07/2012 20:53

Crédito:

Está prestes a virar lei um projeto que ajudará a pôr fim em uma prática nociva ao consumidor, bastante frequente nos bancos e instituições financeiras: a venda casada. A proposta, de autoria do deputado Chico Leite, garante aos clientes bancários proteção contra a prática ao obrigar os bancos a divulgar a proibição por meio de placas. O PL nº 522/2007 foi aprovado em primeiro e segundo turnos pelo Plenário da Câmara Legislativa na última quinta-feira (28).

O aviso, que deve estar visível em todas as agências, conterá os dizeres: "É proibido condicionar a abertura de contas, concessão de crédito ou fornecimento de qualquer outro serviço à aquisição de outro produto ou serviço desta instituição". Para o autor da proposta, a medida contribui para a transparência na relação de consumo. “Infelizmente é comum alguém ser forçado a adquirir um financiamento ou título de capitalização para ter acesso a um serviço bancário”, aponta Chico Leite. A proposta segue para sanção do governador.