Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Sindicato de Odontologia do DF pede equiparação salarial com médicos

Postado por Simone de Moraes

14/06/2012 13:34


Crédito: DocShop

Na última segunda (11) representantes do Sindicato de Odontologia do Distrito Federal estiveram na Câmara Legislativa do Distrito Federal, para conversar com o deputado Chico Vigilante (PT). Desde o ano passado a categoria vem tentando uma negociação com o GDF, para equiparação salarial com a classe médica, a continuidade nas negociações da Gratificação de Atividade Odontológica (GAO) e a reestruturação da carreira.

O presidente do Sindicato, Aroldo Pinheiro informou ao parlamentar que, em 10 anos, a classe só acumulou perdas salariais. “Nossa categoria ganha, em média, 40% menos que os médicos. Sendo que nós temos as mesmas atribuições legais e civis”, argumenta. O sindicato apresentou dados que mostram que entre 2002 e 2011, a classe médica teve reajustes salariais de 237% e os enfermeiros de 135%. Já os odontologistas conseguiram 98% no acumulado do período. “Nós ganhávamos igual aos médicos, mas as garantias foram tiradas nos governos passados em virtude de perseguições políticas”, observa o dentista.

Aroldo Pinheiro ressalta que existe hoje, em tramitação no Congresso Nacional um Projeto de Lei e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da isonomia da carreira de médicos e odontologistas. Por seu turno, Vigilante sugeriu ao sindicato para oficializar um documento apontando os estados onde a equiparação salarial entre as classes já é uma realidade. “Coloquem isso no papel, caso a caso, todas as Unidades da Federação onde isso já acontece para nós levarmos ao governador”, disse.

De acordo com informações da assessoria de comunicação, o GDF está preparando, por meio da Secretaria de Administração, uma Proposta de Reestruturação das Carreiras da Saúde, que deve se transformar em Projeto de Lei a ser encaminhada, posteriormente, à Câmara Legislativa.

Leia também:

Brasília só perde para Cuiabá em saúde bucal

(Visited 1 times, 1 visits today)