Compartilhar
Tweetar

Hemocentro do DF lança transporte gratuito no Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado em: 14/06/2012

O dia 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue e em homenagem à data, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inaugura o sistema de transporte gratuito, que beneficiará doadores e pacientes com hemofilia do Distrito Federal.  O serviço estará disponível de segundas a sextas, no percurso Rodoviária do Plano Piloto/Hemocentro/Rodoviária.

Segundo a diretora-presidente da FHB, Beatriz MacDowell Soares serão 11 viagens diárias. “O transporte sairá do Hemocentro a partir das 8h em direção à Rodoviária, onde já tem um espaço reservado para estacionar, na plataforma inferior. Ao todo, serão 11 viagens por dia, cobrindo todo o período da manhã e da tarde”, afirma.

Nesta quinta (15) o FHB inaugura também o Laboratório de Biologia Molecular, para fazer exames capazes de detectar se um doador de sangue foi infectado recentemente pelos vírus HIV ou hepatite C.O processo foi iniciado no ano passado pelo Ministério da Saúde. Em breve, o FHB deverá ser o responsável por realizar estes exames em toda a região Centro-Oeste.

De acordo com a responsável pelo laboratório, Delvânia de Souza Lima, o serviço conta com duas máquinas e se encontra em pleno funcionamento. “Cada um dos equipamentos é capaz de realizar até 552 exames por dia”, relata. Beatriz MacDowell ressalta que o laboratório é um grande avanço no quesito segurança, por ser capaz de reduzir bastante o risco nas transfusões. 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03