Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Contaminação por mercúrio pode provocar tendências homossexuais nas aves

Postado por Simone de Moraes

19/03/2012 16:44


Crédito:

 

 

Estudo liderado pelos pesquisadores Peter Frederick e Nilmini Jayasenadas universidades da Flórida e de Peradeniya, respectivamente – apontou que, ao ingerir mercúrio, os machos de uma espécie de pássaro aquático chamado íbis-branco (Eudocimus albus) podem virar homossexuais.

Para chegar à conclusão, os cientistas observaram, durante três anos, 160 aves da espécie, que foram divididas em quatro grupos. As que foram alimentadas com variadas doses de mercúrio apresentaram, com o tempo, tendências gays entre os machos, que passaram a paquerar e construir ninhos em conjunto com íbis-brancos do mesmo sexo.

E mais: a pesquisa concluiu que, quanto maior a dosagem de mercúrio ingerida pelos pássaros da espécie, maior será a chance dos machos apresentarem comportamento homossexual.

O estudo preocupou a comunidade científica – que ainda desconfia que o poluente pode causar o mesmo desequilíbrio em aves de outras espécies –, já que a contaminação do meio ambiente com resíduos industriais que contêm mercúrio é cada vez mais frequente em todo o mundo. Se virarem gays, a reprodução dos íbis-brancos estará comprometida e, consequentemente, a espécie correrá risco de extinção.

Da Superinteressante: confira o estudo, na íntegra, em inglês.

Imagem: Today is a good day/Creative Commons

 

(Visited 1 times, 1 visits today)