Compartilhar
Tweetar

Vinícius de Moraes: defensor da Cultura Brasileira

Publicado em: 20/11/2011

O último dia do bate papo do projeto “Rodas Literárias com Professor Israel”, na 30 Feira do Livro, nesta sexta-feira (18), o deputado recebeu duas professoras de literatura para conversarem sobre um dos maiores poetas brasileiros do século 20: Vinícius de Moraes. Para o professor Israel, o autor foi importante para a identidade cultural do Brasil, pois, em suas composições, Vinícius, resgatou as matrizes que formaram o país, e criou os “afro sambas”. “A qualidade das obras de dele representaram um Brasil elegante, que mostrou ao mundo um país extremamente intelectual e talentoso. Ele foi diplomata da nossa cultura”, apontou.

A professora Cíntia Frasão relembrou que o poeta conseguiu abranger as diferentes escolas literárias e trazer o ecletismo a literatura e torná-la moderna a toda época. Como exemplo, ela recitou “Soneto de Aniversário” e afirmou: “Hoje em dia, esse soneto é muito moderno, pode ser usado em um especial cartão de presente”.

O deputado Professor Israel recitou “Soneto de Devoção”, junto a, também convidada, professora Elisa Costa. “Além dos sonetos, Vinícius de Moraes foi um fenômeno para o teatro e o cinema brasileiro. Ele foi a cara do Brasil com a obra Orfeu da Conceição”, contou Elisa.

Durante o papo bate foram apresentados diversos trechos das obras do poeta, um pouco do filme Orfeu e músicas que marcaram época.  O professor Israel relembrou também a fase séria de Vinícius. “Ele nunca se furtou de grandes temas e em suas obras não fugiu da abordagem de fatos que aconteciam no país, nem a gravidade dos mesmos. Ele também participou do processo de conscientização da sociedade”, explicou.
  
O encontro, na Arena Cultural da Feira do Livro, foi encerrado com a cantora e também professora Poliana cantando músicas de Vinícius de Moraes. Até o professor Israel participou cantando “Eu sei que vou te amar”, um grande sucesso.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03