Compartilhar
Tweetar

Deputados discutem ocupação desordenada do solo

Publicado em: 20/10/2011

Vários deputados ocuparam a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (19) para falar sobre os problemas decorrentes da ocupação desordenada do solo no Distrito Federal. Os estragos provocados pela chuva e enchentes em áreas como o Sol Nascente deram início ao debate sobre a questão.

A deputada Liliane Roriz (PRTB) criticou a atuação do GDF no socorro às vítimas da enchente do Sol Nascente. Segundo ela, as casas prometidas para remoção das famílias atingidas não estão prontas e as pessoas estão passando fome. “É um descaso muito grave do governo”, reclamou.

O líder do Governo, deputado Wasny de Roure (PT), informou que o governador em exercício, Tadeu Filippelli, e vários integrantes do governo estiveram no local e estão tomando todas as providências para socorrer os atingidos pela enchente. Wasny demonstrou preocupação com o quadro de ocupação acelerada das terras no DF e com os preços abusivos praticados pelo mercado legal. O deputado defendeu a regularização urgente dos condomínios e a contenção de novas ocupações, além do fortalecimento da Comissão de Assuntos Fundiários da Casa.

Já o deputado Chico Vigilante (PT) destacou que a região do Sol Nascente é fruto da irresponsabilidade do que foi feito no DF no passado, quando “grileiros venderam terras que jamais poderiam ser ocupadas”.

Audiência – O deputado Agaciel Maia (PTC) criticou o abuso do poder econômico presente na especulação imobiliária verificada no DF nos últimos anos. Para ele, “não se trata de um problema de governo, mas sim um problema de cultura”. O deputado é autor de uma audiência pública para discutir a regularização de condomínios, que acontecerá hoje (20), a partir das 19h, no Plenário da Câmara.

Na opinião do deputado Chico Leite (PT) a ocupação desordenada não é somente um caso de omissão do Estado, mas o resultado de uma “parceria entre políticos populistas e grileiros criminosos”. Segundo ele, além de prejuízos ao patrimônio do DF, a parceria causou danos graves ao meio ambiente. “O poder público não se omitiu, foi sócio da quadrilha”, assinalou.

A deputada Luzia de Paula (PPS) relatou que esteve no Sol Nascente e está preocupada com a situação. Para ela, a situação é consequência do descaso dos últimos anos.

Por fim, o deputado Dr. Charles (PTB) lembrou que a chuva também causa graves problemas em algumas quadras de Taguatinga e em Vicente Pires.

Luís Cláudio da Silva Alves – Coordenadoria de Comunicação Social
Foto: Fábio Rivas
(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03