Áreas de riscos vão ser vistoriadas no DF

Publicado em: 19/07/2011

As áreas de risco do Distrito Federal serão vistoriadas pela Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa. Vinte e seis pontos considerados “críticos” pela Defesa Civil serão conhecidos pelos parlamentares que integram o grupo temático. “O risco não é apenas com as chuvas. As queimadas e a precariedade das condições de moradia também precisam ter atenção prioritária do governo local”, afirmou a presidente da comissão, deputada Liliane Roriz (PRTB). De acordo com a Defesa Civil, dez dos 26 pontos são os mais problemáticos.

A primeira visita deve ocorrer no Vicente Pires, próximo a Taguatinga, que reúne 9 áreas de grande risco. Além dela, cidades como Ceilândia, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinhos I e II e Varjão foram citadas no relatório do órgão. De acordo com o documento, as áreas foram classificadas como de “risco muito alto”, “risco alto” e “risco médio”.

“Os maiores problemas são por risco de erosão e de desabamento, mas as doenças causadas por lixo e entulho também são preocupantes”, afirmou. A parlamentar adianta que tramita na Câmara Legislativa projeto de lei que obriga o governo do Distrito Federal a relatar a cada semestre a situação das áreas de risco e o que tem sido feito para minimizar o que é considerado preocupante pelos agentes públicos.
A proposta ainda está em análise na Comissão de Assuntos Fundiários. Ainda não há previsão para que ela seja encaminhada ao plenário antes de ser sancionada pelo governador Agnelo Queiroz (PT).

Da assessoria