Compartilhar
Tweetar

Caros e ineficientes

Publicado em: 04/07/2011

Os postos policiais do Distrito Federal, apresentados pelo governo anterior como a solução para os problemas de segurança pública das cidades não cumprem sua função com eficiência. A crítica é do deputado Chico Leite, que fez um levantamento dos gastos para a implantação dos postos. “Foi muito dinheiro gasto para pouco retorno prático, como a própria população reconhece”, avaliou.

Entre 2008 e 2010, quando o programa foi interrompido, foram gastos quase R$ 29 milhões para a construção de 119 postos em todo o Distrito Federal. “O valor é muito alto, principalmente se considerarmos que os postos policiais foram feitos de plástico. Cada um deles custou cerca de R$ 244 mil reais, o que daria para comprar sete viaturas novas”, comparou. O deputado apresentou os números para a Secretaria de Transparência e aguarda investigação do governo Agnelo sobre os contratos firmados para implementação dos postos.

As causas da ineficiência dos postos são várias, de acordo com Chico Leite. Em muitos postos há somente um policial de plantão que é obrigado a permanecer dentro da cabine quando poderia estar patrulhando as ruas. Além disso, não houve integração com as comunidades e a estrutura precária compromete o trabalho policial”, criticou.

Chico Leite defende que a solução para o problema dos postos policiais deve ser discutida com os moradores que residem nas proximidades. “Cada comunidade deve ser ouvida para que o governo tenha sugestões para o reaproveitamento das estruturas. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, poderíamos implantar postos do Na Hora, do Detran ou conveniências do BRB, dependendo das demandas de cada região”, sugeriu. O deputado Chico Leite afirmou que vai conversar diretamente com o governador para apresentar a proposta.


Por: Éder Wen
(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03