Compartilhar
Tweetar

Lula assina MP que dá reajuste salarial para policiais e bombeiros do DF

Publicado em: 18/07/2023

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), assinou, nesta terça-feira (18/7), a medida provisória (MP) que concede reajuste médio de 18%, em duas parcelas, para policiais civis, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal.

A incorporação da primeira parcela de 9% em média, ocorrerá a partir da publicação da MP, prevista para esta terça-feira (18/7), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A segunda, de mais 9%, será aplicada em 2024.

Nessa manhã, o ministério havia divulgado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha assinado a MP. No entanto, Lula está em Bruxelas e quem editou a medida foi o vice, que está no exercício da presidência.

Inicialmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) pediu que o aumento fosse concedido em parcela única. A solicitação partiu da então governadora interina, Celina Leão (PP), em fevereiro.

Quatro meses depois, o governo federal apresentou proposta para a recomposição em três parcelas anuais, a partir de 2023. No entanto, a sugestão foi rechaçada pela bancada do DF no Congresso Nacional, bem como por representantes dos policiais e dos bombeiros.

Posteriormente, o governo federal fechou acordo para conceder o aumento às forças de segurança do DF em duas parcelas: a primeira, em julho de 2023; a segunda, em janeiro de 2024.

Policiais civis, PMs e bombeiros do DF reclamavam da defasagem salarial acumulada. O reajuste mais recente — de 8% nos salários da Polícia Civil e de 25% na gratificação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros — havia sido concedido três anos atrás.

 

Metropoles

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03