Governadores lançam Consórcio Nordeste para proteger os estados da região dos ataques de Bolsonaro

Publicado em: 29/07/2019

O presidente Jair Bolsonaro odeia o Nordeste, é fato. Depois do seu insulto aos nordestinos denominando-os como “paraibas” em um café da manhã com jornalistas, nove governadores dos estados que compõem a região criaram o Consórcio Nordeste com intuito de se protegerem do Presidente.

Hoje (29) o governador Rui Costa, da Bahia, recebeu os governadores da região para discutir os objetivos do Consórcio Nordeste. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centrono Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Além do anfitrião Rui Costa, da Bahia, Paulo Câmara, de Pernambuco, Flávio Dino, do Maranhão, Wellington Dias, do Piauí, Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, , João Azevêdo, da Paraíba e Belivaldo Chagas, de Sergipe. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), está na reunião, já que o governador Camilo Santana (PT) está com uma virose, segundo a assessoria de imprensa do governo cearense. O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), representa o governador Renan Filho, também emedebista, chefe do executivo do estado.

Entre os pontos tratados, estão a apresentação de projetos como uma ação semelhante ao Mais Médicos e a busca por fornecedores internacionais, com a aquisição de equipamentos de exames como ultrassonografia e ressonância magnética por um valor acessível.

O governador também tratou do calendário internacional e a busca por investidores de países como Alemanha, Itália, Espanha e França. O objetivo é fugir da perseguição presidencial divulgando o potencial do Nordeste fora do país.

Com informações de A Tarde