Para pensar sobre a melhor forma de lidar com a água

Publicado em: 16/03/2017

A Semana da Água, em 2017, é oportunidade para, em plena crise hídrica, mobilizar a sociedade em prol da conscientização ambiental e estimular a reflexão de todos sobre a forma como cada indivíduo lida com esse recurso tão vital. Neste ano, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) e os parceiros Agência Nacional de Águas (ANA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) preparam programação para fazer da data uma oportunidade de celebrar avanços e projetar desafios.

A lista de eventos prevê, para a próxima semana, seminários, uma solenidade para o pagamento de serviços ambientais (PSA) e a assinatura de contratos com agricultores do Distrito Federal que passarão a atuar como produtores de água. Também, na agenda da Semana da Água, uma exposição de fotografias e, no sábado, 25, a sexta edição da prova que, por meio do esporte, estimula a conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos e promove a qualidade de vida.

O Dia Mundial da Água, 22 de março, motiva comemorações em todo o globo todo desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e o Ambiente, a ECO 92. Naquela época, os países adotaram medidas de preservação desse recurso e de promoção da sustentabilidade. “Esse é um momento em que o mundo celebra a substância mais importante para a vida, o que também nos faz pensar, neste contexto de escassez hídrica pelo qual passa o Distrito Federal, sobre a melhor forma de lidar com a água”, diz o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles.

A Adasa acompanha, regula e fiscaliza o ciclo completo do uso da água, com especial atenção na sua retirada e na devolução ao corpo hídrico – é a única no Brasil porque atua simultaneamente na regulação do bem natural água, uma atribuição do Estado, e dos serviços de saneamento básico, uma tarefa das administrações municipais. Em todas as suas atividades a Agência busca o envolvimento e a participação da sociedade para garantir a qualidade e o atendimento dos serviços a todos os cidadãos, com tarifas moderadas e a manutenção do equilíbrio econômico financeiro das prestadoras de serviços.

Semana da Água 2017

Seminário Águas do Brasil – 20 anos da Lei das Águas

Local: Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados

Realização: ANA e MMA

17h – Abertura Solene com a presença de autoridades

Conferência Magna sobre os 20 anos da Lei das Águas: Ministro Aroldo Cedraz – Ministro do TCU e Relator da Lei 9.433/97

18h45 – 8º Fórum Mundial da Água – Paulo Salles – Diretor-Presidente da ADASA

19h – Lançamentos e atos

19h30 – Coquetel de Encerramento

Seminário Águas do Brasil – 20 anos da Lei das Águas

Local: Auditório Ipê Amarelo – Esplanada dos Ministérios – Bloco B

Realização: ANA e MMA

08h – Credenciamento e café de boas-vindas com a Frente Parlamentar Ambientalista

09h Mesa 1: “20 anos da Lei das Águas: Avanços e Desafios”

10h30 – Mesa 2: “20 anos da Lei das Águas: Perspectivas de Aperfeiçoamento”

12h – Brunch

13h – Mesa 3: “Sustentabilidade e Participação Social”

14h30 – Mesa 4: “Governança e Segurança Hídrica”

16h – Lançamento Mundial do Relatório UNESCO “Waste Water” e debates sobre água residual

• CBF – jogo de futebol pelas águas

Evento da Adasa e parceiros no Pipiripau

Local: NR Pipiripau

Público: Convidados e autoridades.

9h – Abertura (NR Taquara – Chácara 14 – Gilmar Pio);

9h30 – Entrega de Cheques simbólicos de pagamento por serviço ambientais – PSA e assinatura de contratos com produtores de água;

10h00 – 11h00 – Visita na propriedade do produtor de água;

11h00 – Plantio de mudas;

9h as 12h – Palestras e dinâmicas para conscientização do uso racional da água pelo projeto ADASA na Escola na Agrovila Taquara;

12h – Almoço (Chácara João e Maria – Paulo Zandonade – NR Pipiripau);

Seminário na ADASA

Horários: 14h a abertura; de 15h às 17h o seminário

Local: Auditório Humberto Ludovico de Almeida Filho

• Entrega dos troféus “Guardião da Água”, placas, assinatura de outorgas;

Oferecimento de troféu a (05) quatro personalidades de destaque na preservação dos recursos hídricos e (05) cinco Placas de reconhecimento.

• Realização de seminário no Auditório Humberto Ludovico:

Crise Hídrica – Desafios e Oportunidades – Jorge Enoch Werneck – EMBRAPA;

A relação da Água com Serviços Públicos de Saneamento – a importância da sua Regulação – Jadir Proença;

Coffee Break (para todos os participantes).

Corrida e Caminhada pela água

24/03 (Sexta-Feira)

Entrega dos Kits para corrida

Local: Parque da Cidade

25/03 (Sábado)

A prova

Local: Parque da Cidade

7h – Abertura do Evento;

8h- Largada da Corrida e Caminhada pela Água 2017;

10h – Premiação corrida;

De 20 a 25

Exposição fotográfica no Alameda Shopping

Comemoração do Dia Mundial da Água em parceria com o Alameda Shopping – no shopping, que fica em área abastecida pelo Reservatório do Descoberto, exposição de fotos com registros dos principais eventos e projetos desenvolvidos pela ADASA e palestra, no dia 22, às 16h, com participação das áreas técnicas da Agência