“250 deputados foram comprados por Cunha”, afirma Ciro Gomes

Publicado em: 23/04/2016

O ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT), não tem papas na língua como todos sabem,  nesta sexta-feira (22), em Harvard , Ciro declarou que o presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não chegou ao cargo “por acaso”. “Ele comprou 250 deputados”. Ciro participa nos EUA do evento Brazil Conference, promovido pela Universidade Harvard e pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).

O ex-governador do Ceará expôs sua avaliação de que o sistema político brasileiro está “em colapso”. Segundo ele, no Brasil hoje existe um vácuo de poder. “Esse vácuo é substituído por interesses pessoais, um movimento de ascensão pentecostal e ladroeira. Eduardo Cunha não virou presidente da Câmara – sendo o bandido que é – por acaso. Ele comprou 250 deputados”, comentou Ciro.

Pré-candidato à presidência da República em 2018 pelo PDT, ele também criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, na sua avaliação, abandonou uma agenda de reformas estruturantes em 1998 em troca da mudança na Constituição que autorizou a sua candidatura à reeleição.

Ciro Gomes comentou que a recente melhora na balança comercial do Brasil ocorre apenas em função da recessão, mas que o problema nas contas externas é estrutural. “Nosso déficit na balança comercial de manufaturados já está em US$ 110 bilhões. A gente foi adiando o confronto desse problema, atenuando a percepção da catástrofe, em função de um ciclo positivo de preços de commodities”, explicou.

Segundo ele, hoje esse superciclo das commodities acabou e isso afeta a economia brasileira, independentemente de quem seja o presidente. “Hoje, a produção do pré-sal custa US$ 41 o barril e nós estamos vendendo a US$ 30. Isso é real, não adianta dizer que é culpa de Dilma, de Lula”, comentou.

Com informações do Estadão