Diante de dezenas de cidadãos atuantes na área, os deputados Joe Valle (PDT) e Wasny de Roure (PT) assinaram, nesta tarde (30), requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência e da Tecnologia. Na oportunidade, foi entregue a Carta Aberta da Comunidade Acadêmica, Científica e Tecnológica do Distrito Federal, documento que traz 21 propostas para composição de uma política de Estado em ciência, tecnologia e informação.
Joe Valle anunciou que já está tramitando na Câmara Legislativa do DF projeto de lei de sua autoria criando uma política para o setor, que pode ainda receber contribuições de membros da comunidade científica que não participaram até agora de sua discussão. Para ele, será uma grande contribuição que a Casa deixará para os próximos governos, uma Lei que oriente seus passos na área de ciência e tecnologia.
"O pensamento científico precisa ampliar suas fronteiras", disse o deputado Wasny de Roure, destacando a importância da Frente Parlamentar, que pode mudar sua composição na próxima legislatura, sendo importante que ela já esteja em funcionamento para atrair novos membros. O presidente da CLDF aproveitou para divulgar o lançamento de edital para a TV Distrital que, conforme ele espera, "ajudará a fluir o diálogo da Casa com a sociedade".
Participaram do encontro representantes de várias entidades e órgãos governamentais, como a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia, a Agência Espacial Brasileira, a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica, Uniceub, Fundação Oswaldo Cruz e Empresa Brasileira de Agricultura e Pecuária (Embrapa), entre outras.