Para debater os desafios da Educação do Campo no Distrito Federal e cobrar políticas eficazes por parte dos gestores públicos, a Câmara Legislativa realizará a “Audiência Pública sobre Educação do Campo” no dia 25 de abril (sexta-feira), às 10h. O debate proposto pelo deputado distrital Joe Valle (PDT) visa a construir coletivamente a Política de Educação do Campo da Rede de Ensino Público do Distrito Federal.
A implantação da Educação do Campo do DF como política pública é uma das bandeiras do Mandato Brasília Sustentável. É preciso melhorar a infraestrutura das escolas rurais e criar creches, e a audiência pública servirá para apontar alternativas para a construção de uma educação vinculada as particularidades do campo.
A Educação do Campo surgiu a partir da luta dos movimentos sociais pela reforma agrária e pela terra, como forma de denúncia e mobilização organizada contra a situação que vive o meio rural: situação de exclusão e expulsão das pessoas do campo; situação de desigualdades econômicas, sociais e educacionais.
O debate não se resume apenas à diferença entre o meio rural e urbano. O conceito de Educação do Campo é diferente de educação rural, pois é direcionado para os diversos sujeitos, territórios, práticas sociais e identidades culturais que compõem o cenário do campo.
Seus principais sujeitos são: famílias e comunidades camponesas, pequenos agricultores, sem-terra, atingidos por barragens, ribeirinhos, quilombolas, pescadores, educadores e estudantes das escolas públicas e comunitárias do campo, articulados em torno de movimentos sociais e sindicais, de universidades e de organizações não governamentais. A principal luta da Educação do Campo tem sido no sentido de garantir o direito de uma educação “no” e “do” campo, isto é, assegurar que as pessoas sejam educadas no lugar onde vivem e participem do processo de construção da proposta educativa.
Atualmente, a Rede Pública de Ensino do DF dispõe de 75 escolas rurais, sendo sete de Ensino Médio e apenas uma oferece Ensino Médio Noturno. A implantação da Política Pública de Educação do Campo do DF deverá preencher uma necessidade existente há anos relativa à educação que é efetivada nas escolas rurais do Distrito Federal, tanto no que se refere à oferta quanto à proposta pedagógica.
Além do público camponês, educadores, estudantes, representantes de movimentos sociais e de órgãos do governo do DF participarão deste amplo debate.